sexta-feira, 12 de julho de 2013

Plural: Homenagem ao meu avô

Bernardo Torres Bicalho

Bernardo com o avô Naldo.
Dado o significado e importância de Naldo Torres em minha vida busquei idéias sobre ele para colocá-las no Torresmo. Sem desmerecer ninguém, tem entre os descendentes de Antero Torres, que não foram mencionados nas páginas do jornal, um, muito especial para mim – o meu doutore.
Poderia colocar nesse texto milhares de qualidades e defeitos desse homem, mas acredito que isto todos estão “carecas” de saber. Então darei ênfase somente àquelas que fazem dele um cara único, especial e querido por todos que o conhecem bem.
Começarei por duas características dele que são as mais marcantes: o bom humor e as brincadeiras.
Vocês conhecem várias pessoas que brincam e são bem humoradas em ocasiões festivas e alegres.
Mas e uma pessoa que brinca e tem bom humor em qualquer ocasião – de festas a velórios ou reuniões de trabalho? Se vocês conhecem Naldo Torres, então, vocês conhecem essa pessoa.
Outra característica muito marcante desse homem é o caráter. Uma característica importante para qualquer pessoa – dos mais simples aos que ocupam os maiores cargos públicos. E há de se convir, que a muitos homens nessas posições, tal característica está em falta. Eu acredito que o doutore poderia dar uma parte do seu caráter a esses homens e, mesmo assim, ainda o teria de sobra. Incapaz de trapacear para alcançar uma melhor posição social, ou econômica, estamos diante de uma pessoa que chegou aonde chegou; tem o que tem; é o que é graças a qualidades que ele julga importantíssimas – o caráter e o esforço pessoal.
Duas outras qualidades que tornam muito gratificante o conviver com ele são: a compaixão e a capacidade de ajudar o próximo. Ele é incapaz de perceber uma pessoa do seu convívio passar por dificuldades e não oferecer-lhe ajuda. E não age assim esperando alguma recompensa ou reconhecimento; oferece ajuda esperando apenas o bem estar do outro, aumentando assim o seu extenso leque de amigos.
O doutore é também uma pessoa explosiva. Facilmente quando algo não acontece da forma que ele esperava ou que alguém faz alguma coisa que ele considera errada ele explode. Começa uma briga agressiva e pesada, às vezes envolvendo pessoas que nada tem há ver com o “peixe”. Mas o reverso desse comportamento, e que felizmente impede que os outros se afastem dele, é a enorme capacidade de reconhecer seus erros e se desculpar com as pessoas que tenha magoado. Assim as pessoas acabam relevando as ofensas feitas, pois sabem que na hora da raiva ele fala sem pensar, mas voltando a calma ele reconhece quando está errado e pede perdão.

Esse texto mostra um pouco da minha admiração e um pouco quem é Naldo Torres. Admira-lo não é coisa complicada, basta conhecê-lo e conviver com ele. E é só aplicar nesse convívio um princípio que é importantíssimo na profissão dele: observar, observar e observar.

Um comentário:

  1. Bernardo, seu lindo! Vc, neto do seu avô,soube explicar o que eu, sobrinha do seu avô, sempre tentei contar, o que é o "meu" Dinho! Pessoa alegre, inteligente e ineressante, suas saidas talvez tenham alguma repercurssão nas da Nilzinha, eu como sobrinha mais velha, sei, essa pessoa alegre, agradável, simpática, amiga, esse é o meu tio Dinho, e o seu avô Naldo! Amo muito vcs!

    ResponderExcluir