domingo, 3 de março de 2013

Editorial



 Galeria dos filhos de Antero e  Alcida
O Torresmo, que já falou da tia Inês, percorre agora, a partir do nº 4 a galeria dos outros filhos do vovô Antero.

Eva nos passa de uma forma leve a história e a personalidade de seu pai, o tio Lico. E mesmo relatando as duras lutas que enfrentou, nos transmite um sentimento bom, alegre e acolhedor.

Edna também quis deixar um depoimento de suas lembranças da infância, envolvendo os tios Lico e Anna, e a Catinga.

O Torresmo torce para que espontaneamente outras lembranças deste ou daquele tio, tia, prima, primo lhe sejam enviadas. Podem estar certos de que se vierem, serão publicadas.

Lucy traça um perfil emocionante de seu pai, o tio Totônio. Esse tio que sempre cuidou com desvelo da saúde da família; que fazia curativos, aplicava injeções e coisas tais em sobrinhos amedrontados, distraindo-os com suas cantigas e versos: - “eu de cá você de lá, ribeirão passa no meio, eu de cá dou um suspiro, você de lá suspiro e meio.” Totônio foi uma pessoa incansável, que batalhou pela saúde e pela educação da população de sua terra. Mas e a tia Juraci? Sua companheira inseparável, que participou com distinção de todas as suas ações e sentimentos. O Torresmo manifesta seu carinho, saudade e respeito à nossa tia Jura.

Maria Lúcia ilumina a Iracema e o Rômulo, que apesar de suas preferências – assim diz o Dalminho – se consideravam mãe rigorosa e pai vigilante de todos os sobrinhos.
Na coluna Perfil, o Torresmo nº 4 fala de Ilo Torres, o decano da família, proporcionando aos leitores uma interface com a coluna ocupada nesse número pelo tio Lico. No e-mail em que seu filho Paulo esclarece à redação do Torresmo, o lugar ocupado pelo Ilo na seqüência de nascimentos dos filhos de Lico, indica, também, quem são as pessoas nas fotos, e acrescenta mais informações da imensa prole de seu avô.

No Espaço Cultural, o Torresmo publica mais um conto da Leda, desta vez sobre tia Iracema, onde relata um episódio engraçado da adolescência dessa decidida guerreira e traça-lhe com precisão esse aspecto de seu caráter.

Dos arquivos do tio Totônio, cuidadosamente preservados pela Lucy, o Torresmo publica, na coluna Curiosidades, o pedido de casamento do primeiro matrimônio de Antero Torres. É também dos arquivos da família as muitas fotos publicadas, algumas verdadeiras relíquias.

Um estímulo importante para a família se preparar para o 2º Encontro é saber onde se hospedar. Além das residências dos parentes daqui e que acolherão com muita satisfação os visitantes, Bambuí oferece hospedagem em hotéis e pousadas. Nessa edição o Torresmo publica o levantamento dos parentes que aqui residem e dos hotéis e pousadas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário